Na onda do 2.0

Quando você pensa em alguma coisa "2.0", logo lhe vem à cabeça uma coisa moderna, nova, revolucionária, talvez? A idéia é essa. Vamos considerar 2.0 como algo de uma segunda geração da dita coisa. Por exemplo, a internet. Muito se vê sobre Web 2.0, então, vamos usar uma ferramenta 2.0 pra dar uma definição: a Wikipédia!

"Web 2.0 é um termo criado em 2004 pela empresa estadunidense O'Reilly Media para designar uma segunda geração de comunidades e serviços, tendo como conceito a 'Web como plataforma', envolvendo wikis, aplicações baseadas em folksonomia, redes sociais e Tecnologia da Informação. Embora o termo tenha uma conotação de uma nova versão para a Web, ele não se refere à atualização nas suas especificações técnicas, mas a uma mudança na forma como ela é encarada por usuários e desenvolvedores, ou seja, o ambiente de interação que hoje engloba inúmeras linguagens e motivações."

Web 2.0 então não é uma nova tecnologia, mas uma nova forma de se fazer as coisas. O usuário agora é agente direto da produção de conteúdo, ativo no processo de comunicação. A inteligência coletiva faz girar as engrenagens da mudança. Temos, portanto, a evolução da web, sua segunda geração. E é aí que quem trabalha com comunicação, tecnologia e afins também evolui. São os profissionais 2.0 seguindo a crista da onda.

Pra falar de profissional 2.0, tem uma matéria muito legal na 7ª Edição da Meio Digital, revista do Grupo Meio e Mensagem. O texto traz duas definições bem bacanas. Uma é de Max Petrucci, sócio-diretor da Garage Interactive Marketing, a outra de Abel Reis, presidente da Agência Click. Algumas das características importantes que eles destacam para o profissional 2.0, é que mesmo tendo sido um cara da era analógica, esse profissional deve ter se digitalizado. Ele é ágil, auto motivado, consciente, maduro, curioso, está em constante aprendizado, trabalha bem em equipe, e exerce multi funções. Fácil, né?! hehe... Mas esse profissional não é tão fácil de se encontrar, e tem gente preparando o profissional dentro da empresa, já que não o encontra no mercado.

E você, é um profissional 2.0?

0 comentários:

Postar um comentário